21 abril, 2010

Caminhos do perdão


Há um descampado em meio ao jardim e nele não há flores, não há beleza, não gosto de passear por ali principalmente porque aquele trecho me remete uma história que eu não quero lembrar e contraditoriamente não consigo me esquecer. Aquele pedaço de terra me lembra inclusive da minha fragilidade humana, dos sentimentos menos nobres que tenho como o orgulho, a raiva e uma imensa dificuldade em perdoar quem me feriu sobremaneira. Aquele pedaço do jardim provoca um vazio imenso no peito e vez ou outra a dor aperta. Espero que você entenda a sinceridade com que escrevo estas palavras e compreenda acima de tudo que não é apenas uma dificuldade em perdoá-lo, mas de perdoar a mim mesmo. É difícil imaginar que eu errei tantas vezes também e que faltei com a verdade em não assumir meus erros. A minha felicidade esbarrou na sua antes mesmo que eu tomasse conhecimento de quem você era e do que representaria para mim. O meu afeto e acolhida foi pouco diante da sua perda, talvez você nunca me perdoe pelo que sem querer minha felicidade te causou e eu hoje consigo imaginar o imenso vazio que te sobrou em anos que foram para mim os melhores. Você tirou de mim não somente o material, você criou uma distancia imensa entre tudo o que me era caro, você me mostrou um lado feio da vida, você me mostrou o mundo em que vivia e que eu não estava preparada para enfrentar. A minha culpa consiste em não ter tentado mais, em não ter insistido e de raiva e magoa ter fugido.
Ainda não consigo perdoar nem a você nem a mim por inteiro, mas hoje quero que saiba que plantei nesse pequeno descampado uma semente chamada perdão e à medida que ela desabrocha, cresce em mim este sentimento sublime e quem sabe um dia você também possa me perdoar. E o meu jardim volte a ter ali flores e borboletas.
Ana Fenner
“talvez você tenha que declarar seu perdão uma centena de vezes no primeiro dia e no segundo dia, mas a cada dia serão menos vezes, até que um dia você perceberá que perdoou completamente.”

2 comentários:

  1. Adorei, estou seguindo! (:

    um abraço e otimo final de semana.

    http://coffeeblogandcigarettes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou
    fico feliz em tê-la por aqui
    Beijo

    ResponderExcluir